Fenasoja

PORTAL OFICIAL DA IMPRENSA

Exporural
16 de Abril de 2018

Exporural mais próxima do público

Espaço da Exporural é ampliado e terá horário de visitação diferenciado.


Sob novo formato, a Exporural comemora o maior espaço da história da Fenasoja para exposição de propostas voltadas ao setor agropecuário.  O espaço estará aberto para a visitação, diariamente, das 10h às 20h.

De acordo com o presidente da Exporural, Roberto Racho, área desta edição contempla 23, 527 mil m2, sendo mais de 18 mil m2 com exposição de cultivares, insumos, sementes, cooperativismo e tecnologias e 5 mil m2 com maquinário, que integram a Exporural às demais atrações no Parque de Exposições. No total podem ser visitados 19 expositores na Exporural.


Entre os destaques da programação na Exporural está a realização de dias de campo promovidos pela Emater/RS-Ascar, com a participação de mais de 1 mil agricultores vindos de  mais de 30 municípios do noroeste gaúcho. Os eventos acontecem de 02 a 04/05, a partir das 9h, com a apresentação de propostas e tecnologias de produção em diferentes áreas. 



Serão quatro estações conduzidas pela Emater/RS-Ascar, com mostra prática e discussão de 15 minutos em cada espaço. Os temas serão gestão na atividade leiteira; produção de autoconsumo e venda de excedente (horta com sistema protegido e sistema hidropônico e semi-hidropônico, pomar, avicultura); energias alternativas, com ênfase na fotovoltaica e biodigestores; e manejo integrados de pragas e doenças na cultura da soja. Os temas solo e crédito serão transversais às estações. Na quinta estação, conduzida pela Unicooper e Arede, serão apresentadas propostas de insumos biológicos na cultura da soja. 


Para o deslocamento do público, a empresa Ouro e Prata disponibilizará 9 mil quilômetros de ônibus que farão um roteiro entre os municípios participantes. A participação está sendo organizada pelos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar. 



Durante os 10 dias da Fenasoja podem ser visitados as parcelas com maquinários, sementes, propostas diferenciadas de manejo de grãos, sistemas de produção de hortaliças em sistema hidropônico e semi-hidropônico, sistema silvipastoril, plantas bioativas, sistemas de irrigação, orientações sobre elaboração de projetos de crédito, serraria móvel, entre outros temas.


Também haverá auditório com programação especial durante os dias da feira. Outra atração é a realização da terceira edição do encerramento oficial da colheita da soja, no dia 27/04. Nesta data será realizada a divulgação dos dados oficiais da colheita no Estado, pela Emater/RS-Ascar, e no país, pela Conab.


Na tarde da sexta-feira (27/04), haverá audiência pública com a presença da senadora Ana Amélia Lemos.


Ainda, um concurso premiará a planta com maior número de grãos de soja. 

Compartilhe esse conteúdo:

Fique informado de tudo!

Todas as novidades no seu e-mail.

Apoio

Patrocinador

Patrocínio

Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador