Aqui o Brasil Viu Nascer a Soja

soja

 

Santa Rosa, berço nacional da soja, acolheu e espalhou este grão por todo o país, consolidando a força da agricultura na matriz econômica da região. Hoje, a produção diversificada impulsiona a economia não apenas da região, mas do Rio Grande e vence fronteiras no país e no mundo.

O Noroeste do Rio Grande do Sul sempre foi pioneiro. Aqui nasceram indústrias que ganharam o mundo pela inovação e qualidade de seus produtos. Nesta região está localizado um dos maiores pólos do setor metal-mecânico agrícola do estado, com empresas que apostam na qualificação e no desenvolvimento contínuo de suas práticas, produtos e colaboradores. A medida dessa importância está no fato de da região ser responsável pela produção de 65% das colheitadeiras do Brasil.

A estrutura educacional também é destaque, universidades, faculdades e escolas técnicas formam gestores e mão de obra qualificada para alavancar o sucesso econômico da região, e tudo isso encontra sua melhor vitrine na Fenasoja que apresenta-se como uma agência de Desenvolvimento Macro Regional.

Localização

mapa

 

Polo Metalmecânico

  • Destaque também nesse setor, as 120 empresas do município aliam tecnologia, qualidade e diversidade. É aqui na região que 65% das colheitadeiras do país são produzidas. É referência também na produção de peças com os mais diferentes tipos de materiais. A indústria metal mecânica santa-rosense está amplamente qualificada a fornecer peças e componentes para outras empresas dos setores industriais e automotivos.

Agroindústria

  • O setor industrial de Santa Rosa vai além do segmento metalúrgico. Matérias-primas originárias da agricultura e da pecuária são beneficiadas em indústrias modernas, resultando em alimentos que atendem às exigências de consumidores no Brasil e até no exterior.
    Entre os produtos, destacam se derivados de carne suína, erva-mate, farelo e óleo de soja e derivados de leite. Agroindústrias de origem familiar ou cooperativadas também contribuem para o incremento da economia, além de agregar valor à produção das pequenas propriedades.

Bacia Leiteira

  • Integrante da maior bacia leiteira do Rio Grande do Sul, em número de produtores e volume de produção, Santa Rosa investe para manter esta posição. Milhares de produtores, apoiados pelas cooperativas, integram tecnologia e cuidados especiais no manejo do gado, melhorando a qualidade do leite e reduzindo os custos de produção.

Turismo

  • Berço de uma das maiores celebridades brasileiras, Santa Rosa se estrutura para atrair os fãs de Xuxa Meneghel. O Projeto turístico em torno da “Rainha dos Baixinhos” inclui um roteiro de visitação a casa e ruas onde a apresentadora viveu, recebendo milhares de visitantes. Santa Rosa se destaca também pela variedade de eventos, que contemplam, cada um a seu modo, os aspectos e potencialidades do município. Destacam-se, além da Fenasoja: Indumóveis Internacional, Festa das Etnias, Encontro Estadual de Hortigranjeiros, Festa do Leitão no Rolete, Oktoberfest e Expocruzeiro.

Polo de Educação

  • A região de Santa Rosa possui seis instituições de ensino superior: Iesa em Santo Ângelo, Setrem em Três de Maio, Fahor em Horizontina, Fema e Unijuí em Santa Rosa possibilitam acesso a diversos cursos de formação superior. Além destas, o estudante pode optar por instituições de ensino superior à distância e os cursos técnicos-profissionalizantes oferecidos pelo Senac, Escola Técnica Fronteira Noroeste, Senai e Escola Pedro Meinertz, entre outras.

Construção Civil

  • Planos de incentivos, com isenções de taxas e impostos, oferecido pela Prefeitura Municipal e com apoio do Sinduscom, impulsionam o setor da construção civil em Santa Rosa. É um dos setores que mais cresce, gerando emprego e trabalho qualificado no município. Grandes obras realizadas no Rio Grande do Sul e até mesmo fora do estado levam o nome de Santa Rosa além das fronteiras do município. Investindo sempre em mão de obra qualificada, tecnologia e qualidade no serviço fazem o Berço Nacional da Soja figurar como um dos principais centros de desenvolvimento e tecnologia aplicada na construção civil do Rio Grande do Sul.