Fenasoja

PORTAL OFICIAL DA IMPRENSA

Cultura
05 de Maio de 2018

Documentário

Documentário foi apresentado em espécie de

A história da soja em Santa Rosa, foi apresentada no lançamento de um documentário, na noite desta sexta-feira, 4 de maio, em frente ao pavilhão um do Parque de Exposições, dentro da programação da Fenasoja 2018, e que reuniu expectadores para a exibição em formato de "cinema a céu aberto".


O documentário  tem como proposta, resgatar a história e evolução do grão dourado, desde a chegada à cidade, até os tempos atuais de evolução tecnológica dos materiais e de toda cadeia, que envolve inclusive o setor metal-mecânico.


O material foi produzido ao longo de dois anos pela Pacheco fotografias e filmagens, com roteiro de Teresa Christensen, e conta com o apoio para execução, da AGCO e Cotrirosa, e será disponibilizado em plataformas digitais para o público.


Anacleto Giovelli, um dos participantes do documentário, relata: "O milho e o feijão eram as culturas predominantes, a soja foi inserida como teste para corrigir o solo, ninguém acreditava nela quando chegou por aqui, e muito menos de que ela poderia virar alimento, mas foi incrível como a soja se disseminou com até certa facilidade". "Era fantástico, fazíamos mutirões para a colheita manual, uma família ajudava a outra na colônia, era exatamente isso que se fazia naquele tempo", completou.


Para Clóvis Pacheco, idealizador do projeto, "o grande desafio de produzir este material tão rico em história, foi a edição, pois precisávamos construir o material em uma cronologia de tempo, sem perder a essência que nos propomos a colocar no mesmo; a soja tem tanto significado hoje para o mundo, para e economia, e precisávamos aproveitar essa memória-viva para que isso não se perca", destacou.

Compartilhe esse conteúdo:

Fique informado de tudo!

Todas as novidades no seu e-mail.

Patrocinador

Patrocínio

Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador