Fenasoja

PORTAL OFICIAL DA IMPRENSA

Pecuária
11 de Novembro de 2019

PECUÁRIA: um dos pilares do desenvolvimento regional

Pecuaristas e criadores de gado poderão participar da Exposição Morfológica e Torneio Leiteiro FE­NASOJA, que irão avaliar as raças de gado Jersey e Holandês. O ven­cedor de cada raça será premia­do com um Volkswagen Gol 0 KM.

A Comissão de Pecuária, presidida por Valério Avellar, quer ser uma vitrine às principais potencialida­des econômicas da região duran­te a FENASOJA 2020. O objetivo é destacar todo o potencial do leite, corte, pequenos animais além de oportunizar provas com equinos. São pilares importantes no desen­volvimento regional que ganham mais visibilidade através do acesso a diversidade e tecnologia.

Na pecuária leiteira, o parque de exposições dispõe da Casa do Leite, uma moderna estrutura constru­ída para instruir e congregar os criadores, expositores e técnicas do setor. Valério ressalta a impor­tância do segmento, pelo qual con­quistamos o título de maior bacia leiteira do Rio Grande do Sul e isso se deve a alta qualidade genética do rebanho leiteiro. "A FENASOJA busca manter estes pontos positi­vos oportunizando encontro com produtores onde são discutidas tec­nologias para qualificar a produ­ção, além de garantir um produto de qualidade", afirma.

Pecuaristas e criadores de gado poderão participar da Exposição Morfológica e Torneio Leiteiro FE­NASOJA, que irão avaliar as raças de gado Jersey e Holandês. O ven­cedor de cada raça será premia­do com um Volkswagen Gol 0 KM, além das já tradicionais menções para o gado. Outro diferencial está na disputa: os vencedores serão os melhores expositores de cada raça, considerando a pontuação do tor­neio leiteiro e da pista, conforme os regulamentos oficiais.

Na pecuária de corte a feira apos­ta na exposição de animais das ra­ças Angus e Brahman. Nos pequenos animais, dispõem de estandes para pet shops, veteri­nárias, exposição e comercializa­ção de pequenos animais. "A no­vidade deste ano será o concurso internacional de tosa, um evento que acontecerá durante o evento e reunirá um público expressivo. Teremos exposição de buldogue e outras novidades".

Já quem aprecia cavalos, acompa­nhará a exposição da raça crioula.

Como já é tradição, entre as ações que antecedem a feira, foi reali­zado no dia 26 de setembro o Se­minário da Pecuária. Desta vez o evento aconteceu no auditório da Unijuí-Campus Santa Rosa com o tema "Estratégicas para melhorar a reprodução de vacas leiteiras", e reuniu cerca de 250 produtores de toda a região. Entre os desta­ques do encontro a palestra do médico veterinário e professor da Universidade da Florida/EUA, Ricardo Chebel, que abordou o manejo de vacas em período de transição, seus impactos nos parâ­metros imunológicos, metabólicos e de saúde.

Chebel falou do manejo reprodu­tivo de novilhas e vacas, além da manipulação hormonal do ciclo estral e do tratamento pós-parto.

O evento teve patrocínio da Co­trirosa, Alta Genétics, apoio da Botolli Veículos e da Unijuí. Mais uma demonstração da união de entidades e empresas para trazer conhecimento aplicado à região

Compartilhe esse conteúdo:

Fique informado de tudo!

Todas as novidades no seu e-mail.

Apoio

Patrocinador

Patrocínio

Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador