Fenasoja

PORTAL OFICIAL DA IMPRENSA

Geral
23 de Novembro de 2021

Casal de Araçari-castanho é preservado no Parque de Exposições de Santa Rosa

Um trabalho de observação realizado pelo fotógrafo Gabriel Brutti identificou no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa, um casal de uma espécie rara de pássaros. Trata-se de dois Araçari-castanho (Pteroglossus castanotis), que é comumente chamado de Tucano.

 Gabriel explica que, mas na verdade, apesar de pertencer a mesma família, não é um tucano, e sim um "primo" bem próximo.  O fotógrafo destaca que enquanto os Tucanos estão no gênero Ramphastos e são maiores, os Araçaris pertencem ao gênero Pteroglossus e são menores.  Entre as características, eles medem cerca de 43 cm quando adultos, e pesam entre 220 a 300 gramas. São encontrados na Colômbia, Bolívia, Argentina, e, no Brasil, nos estados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná,e poucas espécies no Rio Grande do Sul.

"Os Araçari-castanho estão com seu ninho em uma árvore no Parque e já têm filhotes. É uma ave rara para nossa região, e eles precisam ser preservados para que a espécie possa se desenvolver". Para garantir a preservação, em parceria com a FENASOJA, câmeras foram instaladas no local, as quais monitorarão o casal.

O trabalho de preservação está presente na Feira Nacional da Soja, a ideia é incentivar este trabalho e principalmente chamar a atenção da comunidade para a preservação. "Buscaremos parceiros para que após identificar as aves e catalogá-las, possamos trabalhar com escolas a educação ambiental e a realizar visitas guiadas pelo parque", afirmou Elias Dallalba, presidente da FENASOJA 2022.  O trabalho de preservação já iniciou, e a feira instalou junto ao bosque, que está cercado, um bebedouro com água limpa, para que as aves possam se desenvolver tranquilamente. "É uma medida simples, que foi sugerida pelo comunicador da Rádio Noroeste, Zelindo Cancian, e dentro dos próximos dias faremos uma apresentação do projeto para que a comunidade possa auxiliar na preservação. O local está isolado e não permite o acesso da população", enfatizou.

Gabriel Brutti, que além de fotógrafo profissional, é educador ambiental e graduando em Licenciatura em ciências biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha, campus Santa Rosa-RS, trabalha junto com a feira na construção de um projeto que visa identificar quantas espécies de pássaros existem hoje no Parque de Exposições. "Acredito que é no Parque de Exposições devem habitar mais de 100 espécies diferentes de pássaros", estimou.

Atualmente Gabriel realiza atividades de cunho ambiental pelo projeto Dispersar, onde, desenvolve oficinas de observação de aves em escolas e comunidades. O projeto também visa amostrar as áreas da região da Fronteira Noroeste, especialmente do município de Santa Rosa, realizando levantamentos da avifauna local, onde já se tem mais de 260 espécies registradas para o município.

 

Compartilhe esse conteúdo:

Fique informado de tudo!

Todas as novidades no seu e-mail.

Patrocinador

Patrocínio

Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador