Fenasoja

PORTAL OFICIAL DA IMPRENSA

Geral
19 de Março de 2024

Região de Santa Rosa mobilizada no Festival Regional de Pratos Derivados de Soja



Mais de 40 municípios da Fronteira Noroeste e das Missões estarão representados no 5º Festival Regional de Pratos Derivados de Soja, atrativo que já se tornou referência na Feira Nacional da Soja (Fenasoja). As seletivas municipais para o Festival, que será realizado no dia 21 de maio, no Parque de Exposições de Santa Rosa, iniciaram em novembro de 2023 e se intensificaram em março deste ano. Na última semana, por exemplo, Entre-Ijuís e Cândido Godói escolheram os pratos que irão representar os municípios durante a Feira.

 

Mais de 250 pessoas participaram do 1º Festival Municipal de Pratos de Soja (Feprasoja), evento que mobilizou as comunidades de Entre-Ijuís no domingo (17/03), junto ao salão comunitário de Esquina Gaúcha. No município, a iniciativa da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), contou com o engajamento da Prefeitura, da Secretaria de Assistência Social, Secretaria da Agricultura de Entre-Ijuís, Igreja Luterana de Esquina Gaúcha e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com diversos apoiadores locais. Além de atividades de integração da comunidade, o público acompanhou a palestra Os Caminhos da Soja, com destaque para a história da soja, conduzida pelo pastor Elemar Frederico Reus, da Igreja Luterana.

 

Participaram da fase municipal em Entre-Ijuís 23 pratos, sendo escolhidos pelos jurados na Categoria Doce o bolo sensação de soja, elaborado por Taísa Iske; na Categoria Salgado, salada com picadinho de proteína de soja, feito por Neldi e Márcia Kusler, assim como a linguiça elaborada pela agroindústria local, Charcutaria Zweigle.

 

A seletiva do município de Cândido Godói foi realizada na quinta-feira (14/03), com a participação de representantes dos Núcleos do Lar e integrantes da Associação Municipal de Mulheres Rurais (AMMUR), assistidos pela Emater/RS-Ascar no município. Apoiaram a iniciativa a Administração Municipal e o Instituto Estadual Cristo Redentor. Na oportunidade, as participantes acompanharam palestra sobre a relação da alimentação diversificada e complementar com a saúde humana, conduzida pela nutricionista e extensionista da Emater/RS-Ascar de Alecrim, Leonice Kreutz.

 

Na fase municipal do Festival em Cândido Godói foram apresentados 18 pratos à base de soja, sendo que através de sorteio definiu-se que representarão Cândido Godói na etapa regional o bolo de iogurte e soja, elaborado por Maria de Lourdes Arnold, e a massinha de soja, feita por Jacinta Hartmann.

 

Outros municípios também já realizaram suas seletivas, a exemplo de Eugênio de Castro, que realizou o Festival de Pratos de Soja, paralelo ao Encontro Municipal de Mulheres, no dia 09/03, numa iniciativa do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Secretaria Municipal de Saúde e Emater/RS-Ascar.

 

O FESTIVAL

Mediante a importância de sua realização, o Festival é promovido pela Fenasoja, Emater/RS-Ascar, Assessoria de Políticas para Mulheres de Santa Rosa e Coopermil. Também conta com o apoio das prefeituras de Santa Rosa e dos municípios da Fronteira Noroeste e Missões, através de suas secretarias e conselhos municipais, Câmaras de Vereadores, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Nutri & Wieder, além de outros que se engajam ao longo do processo, especialmente nas seletivas municipais.

 

De acordo com a presidente da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados da Fenasoja e assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto, a expectativa é de que mais de cem formas de aproveitamento da soja na alimentação humana, divididas nas categorias pratos doces, salgados e desenvolvidos por agroindústrias, serão apresentadas durante o evento.

 

Compartilhe esse conteúdo:

Fique informado de tudo!

Todas as novidades no seu e-mail.

Patrocinador

Patrocínio

Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador