15 de Abril de 2018

A história da Fenasoja

Um dos maiores eventos do Rio Grande do Sul, a feira, tem em sua marca o voluntariado e a busca pelo desenvolvimento.

Uma semente lançada ao solo e que, ao longo de cinco décadas foi sendo cultivada e dando frutos. Assim é a Fenasoja, que desde 1966, quando ocorreu a primeira edição, até hoje, é palco de grandes negócios e para o desenvolvimento do Noroeste Gaúcho. Um dos maiores eventos do Rio Grande do Sul, a feira, tem em sua marca o voluntariado, que traz consigo, o desejo de fazer mais, a cada edição.

Coordenador da feira, desde 1998, quando da realização da 12ª edição, Cleo Rockembach, destaca que a Fenasoja é uma agência de desenvolvimento, e, a cada edição, por sua dinâmica, busca evoluir, junto com as tendências de mercado, e, assim, suprir o que os expositores e comunidade esperam dela.

Administrador de empresas e pós-graduado em Marketing, ele lembra que, da 1ª edição, realizada em 1966 e presidida por Willy Klaus, até a 8ª edição, a feira era promovida e organizada pela prefeitura de Santa Rosa. Antes da realização da 9ª edição, em 1992, presidida por Herberto Werner, o então prefeito Alcides Vicini, junto com outros ex-presidentes, propôs a transformação da Fenasoja para uma entidade jurídica, dando assim uma maior agilidade para a organização e realização daquela edição e das próximas que vieram a ser realizadas.

Também, decidiu-se que, para não haver concorrência entre Fenasoja e Fenamilho (de Santo Ângelo) as feiras não ocorreriam mesmos anos, passando a ser intercaladas no calendário de eventos, como forma de dar tranquilidade aos organizadores, patrocinadores e expositores. "A partir da decisão tomada em 1991, numa iniciativa de Alcides Vicini, e o então prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, ficou acertado que a Fenasoja seria realizada nos anos pares e a Fenamilho em anos ímpares", lembra Cleo.

Sobre a organização, ele ainda lembra que com o passar dos anos a Fenasoja foi - e vai "se adaptando à evolução da economia, do mercado, da tecnologia, definindo segmentos ou ações a serem exploradas como foco de cada edição. "Como foi o caso da 21ª Fenasoja, onde se procurou dar ênfase à cadeia da soja", cita, ressaltando ainda que, a cada edição, partindo dos Presidentes, foi se moldando a feira como uma empresa, e sempre enfatizando o trabalho voluntário e a união como família.

Nesta caminhada exitosa da Fenasoja, muitos desafios foram enfrentados, e vencidos deixando resultados favoráveis e imprescindíveis, não só para a feira como também para a comunidade. Sobre os desafios Cleo Rockembach lembra alguns: a área do Parque que era bem menor que os 47 hectares atuais; do número de pavilhões disponíveis; da estrutura destes; do acesso ao Parque (pois numa visão futura foi construído numa área de mata virgem e agrícola, fora da cidade); das comunicações que eram precárias (a espera por ligações telefônicas, principalmente, que duravam horas, quando não dias para conseguir); dos deslocamentos dos integrantes da Comissão Central para outras cidades (Porto Alegre, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo entre outras) na busca de apoios e convites a autoridades (viagens foram feitas de Kombi); da credibilidade do evento (pelo trabalho voluntário de pessoas da comunidade, a Fenasoja foi sendo conhecida e firmando posição como uma feira multissetorial). "A busca de espaços para locação, por parte de novos expositores, aumenta a cada edição. Podemos destacar que o problema de antes, como é o caso das comunicações, principalmente, hoje é uma grande aliada, para divulgarmos através da internet e redes sociais, para o mundo, a construção, formatação e programação de cada edição da Fenasoja", destaca o coordenador.

Sobre uma feira profissionalizada, ele aponta que isso foi assim desde a sua criação em 1966, pois as pessoas convidadas a ocuparem cargos nas Comissões, são profissionais das áreas que compõem a Comissão Central.  "Podemos frisar que, a partir da 9ª Fenasoja com a transformação da feira em entidade jurídica, as ações se tornaram mais ágeis, pois dependiam praticamente das decisões dos integrantes da Comissão Central, mas sem perder a voluntariedade das pessoas. Com a evolução e o crescimento da Feira, a partir da 11ª Fenasoja a contratação de funcionários se fez necessária, pois a continuidade dos trabalhos entre uma edição e outra era necessária. O que foi um diferencial para o crescimento da Fenasoja, modelo inclusive hoje copiado por outras feiras", ressalta Cleo Rockembach, citando ainda o voluntariado como um dos principais ingredientes na receita de sucesso da Fenasoja. "Sabemos que o voluntariado em nossa comunidade é latente, pois com esta força e disponibilidade outros eventos, como Hortigranjeiros, Indumóveis, Oktoberfest, Festa das Etnias, Musicanto, são realizados em Santa Rosa. Na Fenasoja, em torno de 200 abnegados voluntários ajudam a construir e realizar cada edição, deixando de, muitas vezes, atender compromissos profissionais, familiares e de entretenimento, para cumprir os objetivos traçados para o sucesso da edição onde está inserido".

Em 2018, a Fenasoja foca no futuro. Novos desafios e projetos foram lançados, e estão a todo vapor. Em busca dessa evolução, a Fenasoja, realizou uma pesquisa que com o resultado foram definidas novas diretrizes estratégicas para os próximos 50 anos.  A essência continua sendo o vetor de transformação regional, com projetos e parcerias com grandes eventos. Neste ano a Fenasoja abraça o Musicanto, viabilizando um dos maiores festivais de música da América Latina. A Fenasoja 2018 se consolida como uma das maiores feiras multissetoriais do Estado. Segundo o presidente da Fenasoja Alexandre Maronez diante da restrição de recursos públicos, é preciso se reinventar. "A feira precisa ser independente. Queremos que o mercado deseje estar na Fenasoja, e para isso a feira precisa ser atrativa, garantir retorno", diz Alexandre. A feira quer transformar a região positivamente.