Comprometida com o desenvolvimento regional, a Fenasoja inova e inclui na programação o Hackathon do Agro, uma verdadeira maratona com foco na resolução de problemas referentes ao agronegócio.
São mais de 150 participantes, divididos em grupos de trabalhos, os quais terão 24 horas para encontrar uma solução da problemática indicada pela AGCO, patrocinadora da maratona. Ela desafia os participantes a criarem uma ferramenta capaz de unificar os produtores, revenda e logística: como operar máquinas sem a necessidade de treinamento formais, como promover consertos sem que as máquinas precisem parar e ainda, como agilizar o processo logístico.
Os participantes irão apresentar alternativas que serão avaliadas por uma banca. O participante Guilherme Wrasse, de Tuparendi, está bem motivando para a maratona: "Eu venho de família de agricultores e tenho planos para voltar, pensei em começar a integrar, um pouco, a tecnologia com a produção. É um ramo que pode ser desenvolvido e ganhar uma rentabilidade muito forte", destaca.
As ideias selecionadas receberão prêmios e serão distribuídos mais de R$12 mil. A maratona encerra as 17 horas, deste domingo, quando serão apresentadas as soluções propostas pelos grupos.