Fenasoja

PORTAL OFICIAL DA IMPRENSA

Exporural
30 de Abril de 2018

Exporural recebe excursões de agricultores de diferentes pontos da região

Nesta segunda-feira (30/04), em torno de 270 agricultores participaram de excursões, organizadas pela Emater/RS-Ascar, à Feira Nacional da Soja (Fenasoja 2018), que acontece no Parque Municipal de Santa Rosa.  Com apoio da empresa Ouro e Prata e da Comissão da Exporural, receberam transporte agricultores de Giruá, Caibaté, Mato Queimado, Roque Gonzales, Sete de Setembro, São José do Inhacorá, Tucunduva e Novo Machado. Até o final da semana, outros mil agricultores são esperados em dias de campo organizados pela Emater/RS-Ascar.


Neste quarto dia da Fenasoja, os agricultores participaram de visita guiada aos lotes da Emater/RS-Ascar na Exporural. Na oportunidade conferiram orientações práticas sobre gestão na atividade leiteira (controle de custos, instalações, pastagens e sistema silvipastoril), tecnologias para produção de autoconsumo e comercialização do excendente (pomar e horta com plantio no solo, sistema hidropônico e semi-hidropônico, cultivo protegido com plástico e sombrite), energias alternativas (biodigestor, aquecimento solar e carneiro hidráulico), solos, crédito, plantas bioativas, manejo integrado de pragas e doenças na cultura da soja e secagem e armazenagem de grãos.


Outros espaços visitados pelas excursões foram os Caminhos da Soja, com cenários do desenvolvimento da agricultura regional, e a Cozinha Experimental da Soja, onde são oferecidas oficinas culinárias gratuitas.


O gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, José Vanderlei Waschburger, explica que entre as excursões e dias de campo organizados pela Instituição, 1.400 agricultores no total, vindos de 34 municípios, devem visitar a Exporural até a sexta-feira. Os dias de campo acontecem de 02 a 04/05, a partir das 9h, com a apresentação de propostas e tecnologias de produção em diferentes áreas.


Para o transporte do público, a empresa Ouro e Prata disponibilizou 9 mil quilômetros entre os municípios participantes. A participação está sendo organizada pelos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.


A área total da Exporural, nesta edição, contempla 23, 527 mil m2, sendo mais de 18 mil m2 com exposição de cultivares, insumos, sementes, cooperativismo e tecnologias e 5 mil m2 com maquinário, que integram a Exporural às demais atrações no Parque de Exposições. No total podem ser visitados 19 expositores na Exporural.

Compartilhe esse conteúdo:

Fique informado de tudo!

Todas as novidades no seu e-mail.

Apoio

Patrocinador

Patrocínio

Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador