Fenasoja

PORTAL OFICIAL DA IMPRENSA

Exporural
03 de Maio de 2018

Agricultores de diferentes pontos do Noroeste gaúcho participam de mais um dia de campo

Acompanhados de extensionistas da Emater/RS-Ascar, mais de 400 agricultores de oito municípios do Noroeste gaúcho participaram de dia de campo realizado nesta quinta-feira (03/05), na Feira Nacional da Soja (Fenasoja 2018). Até o momento, em torno de 1.100 agricultores já participaram de excursões à feira, organizadas pela Emater/RS-Ascar, com apoio da comissão organizadora da Exporural e da Ouro e Prata.

O agricultor Mário Bratz, de São Pedro do Butiá, interessou-se pelas orientações da estação sobre energias renováveis, onde foram apresentadas propostas de produção de energia solar a partir de placas fotovoltaicas, biodigestor, sistema simplificado de aquecimento de água e carneiro hidráulico. ''É muito importante na propriedade da agricultura familiar ter alternativas para reduzir custos, como é o caso da energia solar. Eu tenho um biodigestor de pequeno porte para produzir gás de cozinha, parecido com esse que tem na feira, funciona muito bem'', comentou o produtor. O diretor da Emater/RS-Ascar, Lino Moura, que também acompanhou a estação conduzida pelos engenheiros agrônomos Carlos Olavo Neutzlig e Neimar Freddi, destacou que ''a Instituição já tem uma tradição no trabalho com energias alternativas, renováveis, como biodigestores e energia eólica e, agora, de forma mais consistente está sendo muito demandada pelos agricultores na área de energia fotovoltaica, aproveitando essa energia que vem do sol, para aumentar a autonomia das propriedades e diminuir custos''.

Outra estação abordou o tema importância e tecnologias de produção de alimentos para autoconsumo. A engenheira agrônoma Ancila Altmann destacou a diversidade de alimentos que podem ser produzidos ao longo do ano, a valoração da produção do próprio alimento e tecnologias expostas no local como irrigação, ambiente protegido para produção de mudas, composteira e hidroponia. A assistente técnica regional, na área social, Lisete Primaz, destacou ações que promovem o bem-estar e a saúde da família no meio rural.

O manejo integrado de pragas e doenças em culturas de grãos recebeu destaque na estação coordenada pela engenheira agrônoma, de Cerro Largo, Carla Sausen e pelo engenheiro agrônomo de Cândido Godói, Elton Naumann. O controle biológico na cultura da soja e do milho foi abordado em estação coordenada pela Central de Cooperativas Unicooper e pela Arede. Foram abordados o uso de insumos biológicos com manutenção da produtividade  e da biodiversidade, com menor agressão ao meio ambiente e à saúde.

O público também conferiu orientações sobre gestão na atividade leiteira, com ênfase em índices que devem ser medidos para o êxito na gestão e apresentação de resultados obtidos em propriedade de Santa Rosa, assistida por meio do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar. A estação foi conduzida pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de produção animal, Ivar Kreutz, e pelos médicos veterinários Guilherme Dahmer e Felipe Bieger. Já o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de manejo de recursos naturais, Fernando Dornelles Fagundes, destacou os cuidados com o solo em pastagens perenes, anuais e no campo nativo.

Após o dia de campo, os participantes interessados tiveram a oportunidade de participar de curso desenvolvido na área da Exporural, sobre instalação, manutenção e cuidados com cerca elétrica, especialmente primando pela segurança no trabalho.

Nesta sexta-feira (04/05), a partir das 9h30, acontece mais um dia de campo promovido pela Emater/RS-Ascar na área da Exporural. São aguardadas excursões de Bossoroca, Cândido Godói, Guarani das Missões, Independência, Porto Xavier, Salvador das Missões, Cerro Largo, Santa Rosa e São Miguel das Missões.

 

Compartilhe esse conteúdo:

Fique informado de tudo!

Todas as novidades no seu e-mail.

Apoio

Patrocinador

Patrocínio

Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador