Fenasoja

PORTAL OFICIAL DA IMPRENSA

Geral
22 de Novembro de 2023

Região de Santa Rosa se mobiliza para participar do 5º Festival de Pratos Derivados de Soja

Representantes de aproximadamente 40 municípios da Fronteira Noroeste e das Missões participaram na sexta-feira (17/11) do lançamento do Festival Regional de Pratos Derivados de Soja, atrativo que já se tornou referência na Feira Nacional da Soja (Fenasoja). Na oportunidade, agricultores, extensionistas da Emater/RS-Ascar e lideranças acompanharam também palestras sobre alimentação saudável e produção agroecológica de soja.

 

O regulamento do Festival, que acontece no dia 21 de maio de 2024, durante a Fenasoja, em Santa Rosa, foi apresentado pela presidente da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados, Vanessa Gnoatto. Diante da importância de sua realização, o Festival é promovido pela Fenasoja, Emater/RS-Ascar, Assessoria de Políticas para Mulheres de Santa Rosa e Coopermil. Também conta com o apoio das Prefeituras de Santa Rosa e dos municípios da Fronteira Noroeste e Missões, através de suas Secretarias e Conselhos Municipais, Câmaras de Vereadores, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Nutri & Wieder, além de outros se engajam ao longo do processo.

 

Serão três categorias: pratos doces, salgados e desenvolvidos por agroindústrias. Com a perspectiva da participação de 45 municípios, se espera que mais de 100 formas de aproveitamento da soja na alimentação humana serão apresentadas durante o evento.

 

Entre os objetivos do Festival estão valorizar a soja produzida pela agricultura familiar e que faz parte da cultura regional; divulgar o consumo da soja de forma prática, saudável, complementar e diversificada na alimentação humana; incentivar a adoção de hábitos alimentares com alimentos da agricultura familiar e que fazem parte da identidade da região; aliar a cultura da soja às características e à história dos municípios da região; valorizar a produção de agroindústrias da região e promover a comercialização de produtos que estão em consonância com o Berço Nacional da Soja; estimular a criatividade e valorizar as receitas preparadas diariamente pelas famílias; e realizar um trabalho educativo para a produção de soja orgânica, com a conscientização sobre os efeitos negativos do uso excessivo de agrotóxicos.

 

Quem participou do lançamento do Festival também teve a oportunidade de acompanhar as palestras "De volta aos Alimentos", conduzida pela extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Alecrim, nutricionista Leonice Kreutz, e Produção Agroecológica de Soja, ministrada pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Gilmar Francisco Vione.

 

Como forma de reconhecimento às agroindústrias que recentemente conquistaram a legalização e às famílias que estão em busca da formalização do seu empreendimento, o assistente técnico regional Jorge João Lunardi realizou a entrega de certificados de cadastramento e de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf RS), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, a 17 agroindústrias da região.

 

Diversas lideranças prestigiaram o evento, entre elas o presidente da Fenasoja 2024, Dário Jr. Germano, vice-presidente da feira, Marcos Servat, secretária municipal de Assistência Social, Rita Strasser, gerente regional e gerente adjunta da Emater/RS-Ascar, Valmir Thume e Ivânia Polaczisnki, presidente da Coopermil, Ernani Thober, assessora de Políticas para Mulheres da Prefeitura de Santa Rosa, Solange Grizza, e assistentes técnicas regionais sociais da Emater/RS-Ascar Vanessa Gnoatto e Lisete Primaz.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich

Compartilhe esse conteúdo:

Fique informado de tudo!

Todas as novidades no seu e-mail.

Patrocinador

Patrocínio

Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador